terça-feira, 9 de março de 2010

O Retrovírus - Parte 1

-por @Fraanco

Entre os anos 70 e 80, vários homens homossexuais se reuniram em uma ilha para fazer uma festa. Essa festa durou 1 semana, e teve muita droga e sexo.
Depois de um tempo, nos EUA, começaram a aparecer vários casos de uma doença misteriosa, que matava as pessoas muito rápido. Essa doença tinha sintomas váriados, ora apareciam pessoas com diarréias que duravam meses, ora pessoas com doenças restritas a outras idades, como o Sapinho e um câncer de pele muito raro, que só costumava se contraído por pessoas com mais de 60 anos.
Foram investigar as pessoas que possuíam essa doença (causada por um vírus) e perceberam que todas elas tinham estado naquela festa, da ilha. Chegaram a investigar com quem cada um dos infectados tinha mantido relações sexuais lá, e perceberam que havia um homem, com o qual todos tinham feito sexo.
Essa doença começou a ser considerada uma doença de Homossexuais e passou a ser chamada de "peste gay", ou em inglês de "Greed", com G de Gay.
Então, o Governo dos Estados Unidos foi alertado quanto a gravidade da situação.. mas o governo não vez nada, já que era muito conservador e a doença estava dizimando os homossexuais do país. E a doença continuou se alastrando.. mas só entre os Gays?
Até que morre o primeiro heterossexual apresentando essa doença. Era um senhor de 60 anos, cujo velório foi visitado por agentes do governo que queria averiguar se ele era gay. Ele não era gay. Qual seria a explicação pra ele ter contraído a doença? Esse senhor era hemofílico. O Governo percebeu também, que vários outros hemofílicos também haviam adquirido a doença.
A doença não se transmite só por sexo, tão pouco só entre homossexuais, descobríram que ela também era transmitida por transfusão de sangue.
Naquela época, você recebia dinheiro para doar sangue, e várias pessoas o faziam. Inclusive os homossexuais ou heterossexuais infectados.
É aí que o vírus começa a fugir do controle. Homossexuais passavam o vírus para bissexuais, que o passavam para heterossexuais.. O uso de drogas injetáveis estava em um dos seus auges, e o uso da mesma seringa por várias pessoas (infectadas ou não) era frequente.
Nos hospitais, médicos e infermeiros se recusavam a cuidar dos infectados, já que estes apresentavam muitas feridas pelo rosto e pelo corpo, causadas por doenças que saíram do controle (como sapinho). Os infectados eram trancados em quartos isolados, juntos, e a comida e roupas limpas eram entregues por baixo da porta. Se essas pessoas recebíam algum cuidado, era de seus amigos e companheiros.
O Governo tinha cometido um grande erro quando deixou a doença começar a se alastrar.


Continua..

Um comentário: